quinta-feira, 21 de março de 2013

Lápis Viarco

Para contar a história dos lápis Viarco tenho que recuar ao ano de 1907, ano em que o conselheiro Figueiredo Faria se juntou ao engenheiro Francês, Jules Ccheux, e controem em Vila do Conde um indústria de lápis.
Em 1931, Manoel Vieira Araújo um industrial da área da chapelaria de São João da Madeira, decide diversificar os seus negócios e compra a fábrica de lápis de Vila do Conde.
O grupo Vieira Araújo é uma empresa de cariz familiar e é o filho António Vieira Araújo que irá dinamizar a empresa, para isso aposta na pesquisa, no desenvolvimento de novos produtos, aquisição de novos equipamentos e em novos métodos de produção.
A marca Viarco é registada em 1936 e em 1941 a fábrica desloca-se com todo o seu equipamento e alguns dos seus funcionários , de Vila do Conde para São João da Madeira onde permanece até aos dias de hoje.
A Viarco tem vindo a expandir-se e a renovar-se apostando em novos produtos e novos projetos, produz lápis de vários tipos para as mais variadas profissões e está empenhada na criação de um museu onde o seu espólio estará em exposição e está a criar atelers para jovens artistas assim como várias parcerias com a sociedade.
A Viarco foi a marca de lápis que eu usei na minha infância.
Agora que já sabe compre o que é Português!


1 comentário:

  1. são mesmo bonitas e embalagens :)
    temos de visitar a fabrica, ia ser giro!

    ResponderEliminar