quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Dia de S. Valentim

Diz a lenda que o imperador Claúdio II, ordenou que todos os homens fossem combater. Uma vez que os soldados já se encontravam cansados de tantas guerras cruéis que já duravam anos e pensando na sua família recusavam-se a partir. Perante isto o imperador decretou que os casamentos estavam proibidos, achando ele que desta forma nada os impediria de partir para a guerra.
Ora acontece que Valentim, um sacerdote muito corajoso, achava esta lei injusta e cruel, como tantos outros jovens. Assim sendo Valentim celebrava os casamentos em segredo.
Um dia durante uma destas cerimónias, Valentim foi capturado pelos soldados romanos. Enquanto se encontrava na prisão á espera da sua execução, os jovens que por ali passavam atiravam para a sua janela, flores e mensagens dizendo que acreditavam no poder do amor. Entre os jovens que o admiravam estava a filha do carcereiro que um dia o foi visitar e ficaram a conversar durante horas.
No dia em que foi executado, Valentim deixou uma carta á sua leal amiga agradecendo a sua amizade.
Este gesto simples deu origem á troca de mensagens de amor em memória do corajoso sacerdote que foi executado no dia 14 de fevereiro.


1 comentário:

  1. esta historia é tao gira...apesar de triste.
    adorava as trocas de cartas na escola :)

    ResponderEliminar