São inofensivos, não têm dentes e vêm de países do Médio Oriente como Turquia, Irão ou Síria. Vivem em águas quentes com poucas algas e pouco plâncton por isso alimentam-se das peles mortas dos banhistas.
Podemos encontra-los em alguns SPA, em gabinetes de estética ou em centros comerciais.
A ideia é colocar a parte do corpo que pretende esfoliar (mãos, pés ou todo o corpo) dentro da tina que contem água e os pequenos peixinhos fazem todo o trabalho sujo. E aqui tem uma esfoliação muito original.
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
Trash the dress
O objetivo é destruir o vestido do casamento. Como tudo corre depressa esta tendência também já chegou a Portugal. Toda esta ideia começa com o vestido de noiva que depois de cumpridas todas as formalidades do dia de casamento, segue para uma sessão fotográfica num cenário invulgar mas cheio de glamour e muita cumplicidade onde o vestido é destruído.
Também é uma forma de algumas mulheres celebrarem o seu divorcio, enfim já nada é como antes...
Gamila- sabonetes
Gamila hoje com mais de 70 anos, aprendeu com o seu pai que era cego, a sentir a natureza e identificar as plantas. Nascida na Galileia nas montanhas de Peki'In, cedo começou experimentar o poder das ervas extraindo óleos, misturando ervas, fazendo pastas, sempre com ingredientes 100% naturais e tudo isto num lugar da Galileia onde a mulher não trabalhava nem tão pouco estudava. Chegou mesmo a ser comparada a uma bruxa, sofreu perseguições e criticas. Mas não foi sempre apoiada pelo marido, passados 40 anos de experimentação chegou á formula que hoje temos.
Uma mistura de 15 ervas da Galileia e azeite virgem, os sabonetes são feitos á mão por mulheres das mais variadas religiões. Estes sabonetes contêm anti oxidantes, vitaminas e minerais e servem para cuidar do rosto diariamente.
Encontam-se á disposição de qualquer mulher nas lojas Perfumes e Companhia por cerca de 20euros.
Uma mistura de 15 ervas da Galileia e azeite virgem, os sabonetes são feitos á mão por mulheres das mais variadas religiões. Estes sabonetes contêm anti oxidantes, vitaminas e minerais e servem para cuidar do rosto diariamente.
Encontam-se á disposição de qualquer mulher nas lojas Perfumes e Companhia por cerca de 20euros.
domingo, 24 de fevereiro de 2013
LLAOLLAO- gelados
Deliciosos feitos á base de iogurte e com muita fruta fresca, estão no Parque Nascente junto ao hipermercado. Se não come gelados porque está frio aproveite e peça o famoso chocolate quente.
Mini-cozinha de Meneghini
Desenhada por Meneghini, o se objetivo é ser funcional e pequena, mas possuir tudo o que realmente é necessário, por isso vem equipada com lava louça, dois discos eléctricos, um pequeno frigorífico e três gavetas. Uma ideia brilhante para espaços muito pequenos.
António Arnaut
Segundo António Arnaut, o pai do Serviço Nacional de Saúde em Portugal, "O compadrio e o nepotismo são instituição nacional por isso há tanto incompetente nos lugares cimeiros"
Em entrevista ao Jornal de Medicina
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
Restaurantes invulgares
Restaurante SPA da Cerveja na República Checa.
The Clinic em Singapura inspirado num hospital.
Em Las Vegas, restaurante com mesas suspensas a vários metros do solo.
Em Matosinhos o WDuck, todo inspirado nas casas de banho.
Em Hong Kong, no Robot Kitchen é atendido por robôs.
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
Anjo Branco de José Rodrigues dos Santos
Acabei de devorar mais um livro deste autor e fiquei com uma visão mais ampla sobre a vida dos portugueses em África e de como a guerra pode trazer á tona o animal que existe dentro do ser humano.
Como o autor diz no livro fazer o bem é a capacidade de saber colocar-se no lugar do outro, pena que muitas vezes nos esquecemos disso.
Como o autor diz no livro fazer o bem é a capacidade de saber colocar-se no lugar do outro, pena que muitas vezes nos esquecemos disso.
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013
Rebuçados peitorais Dr. Bayard
Estávamos no inicio da segunda guerra mundial em Lisboa quando destino cruzou a vida de Álvaro Matias e um francês que aqui chegou fugido da guerra. Foi o começo de uma grande amizade. No final da guerra o francês e a família quiseram regressar ao seu país mas não sem antes agradecer ao amigo com o que tinham de mais precioso a receita dos "rebuçados Dr. Bayard".
No inicio de forma caseira e com ajuda de toda a família, nasceram os famosos rebuçados. Hoje são feitos com ajuda de máquinas mas a sua fórmula continua inalterável desde 1949 e nos descendentes de Álvaro Matias.
Agora já sabe compre o que é português...
História dos lenços dos namorados
Pensa-se que os lenços dos namorados tenha a sua origem nos lenços senhoriais dos séculos XVII e XVIII e que mais tarde foi adotado pelas mulheres do povo.
Eram lenços quadrados feitos em fino linho ou algodão, bordados com várias cores segundo o conhecimento e gosto da moça que o bordava e faziam parte do traje feminino.
Quando a moça atingia a idade de casar bordava um destes lenços com expressões e símbolos de amor, que mais tarde era oferecido ao futuro namorado ou pretendente. A decisão dele, de usar ou não o lenço revelava o inicio ou não de um compromisso amoroso.
Os tempos mudam e as moças deixaram de oferecer os lenços aos namorados, mas a sua utilização é hoje a mais variada possível.
Hotel cápsula
A ideia do hotel cápsula surgiu no Japão final dos anos 60 pela não arquiteto Kisho Kurokawa, para dar resposta á falta de espaço, horário de trabalho cada vez mais longo e crescimento da população.
Estes quartos são compactos e o seu objetivo é fornecer alojamento básico e barato. Na sua maioria estão equipados com televisão, ar condicionado, rádio relógio, espelho, telefone, consola de jogos e luz.
As casas de banho são de uso comum e alguns destes hotéis possuem restaurante, piscina, sauna, máquinas de venda de alimentos e serviço de lavandaria.
Os hóspedes são aconselhados a não fumar nem comer dentro da cápsula e cada noite custa cerca de 20 euros.
Hoje esta é uma solução prática e barata para quando perde o último transporte, precisa dormir poucas horas e está longe de casa ou simplesmente porque bebeu uns copos a mais e não pode conduzir.
Elis Regina - Fascinação
A magia do primeiro amor não está em ser o primeiro, mas sim em acreditarmos que é único.
Dia de S. Valentim
Diz a lenda que o imperador Claúdio II, ordenou que todos os homens fossem combater. Uma vez que os soldados já se encontravam cansados de tantas guerras cruéis que já duravam anos e pensando na sua família recusavam-se a partir. Perante isto o imperador decretou que os casamentos estavam proibidos, achando ele que desta forma nada os impediria de partir para a guerra.
Ora acontece que Valentim, um sacerdote muito corajoso, achava esta lei injusta e cruel, como tantos outros jovens. Assim sendo Valentim celebrava os casamentos em segredo.
Um dia durante uma destas cerimónias, Valentim foi capturado pelos soldados romanos. Enquanto se encontrava na prisão á espera da sua execução, os jovens que por ali passavam atiravam para a sua janela, flores e mensagens dizendo que acreditavam no poder do amor. Entre os jovens que o admiravam estava a filha do carcereiro que um dia o foi visitar e ficaram a conversar durante horas.
No dia em que foi executado, Valentim deixou uma carta á sua leal amiga agradecendo a sua amizade.
Este gesto simples deu origem á troca de mensagens de amor em memória do corajoso sacerdote que foi executado no dia 14 de fevereiro.
Carnaval 2013
Confesso que não gosto especialmente do Carnaval, ainda assim aprecio os caretos e os cabeçudos, só não entendo a tara de tantos homens que nesta época se fantasiam de mulher. Enfim gostos não se discutem.
Culinária
Panquecas de iogurte
Vai precisar de:
2 chávenas de chá de leite
3 chávenas de chá de farinha com fermento
4 ovos inteiros
6 colheres de sopa de óleo
2 iogurtes naturais
1 pitada de sal
4 colheres de sopa de açúcar
Faz assim:
Junta todos os ingredientes e bate bem com a batedeira. Se gostar das panquecas mais finas é só acrescentar mais leite. Deixe a massa descansar alguns minutos.
Leve a fritar de ambos os lados, pequenas porções numa frigideira. Sirva ainda quentes e acompanhadas com natas, chocolate derretido, compotas, manteiga ou o tradicional Syrup que encontra á venda na loja Liberty American Store, em Lisboa e no Porto no centro comercial Via Catarina.
Almeida Garrett (Porto, 1799-1854)
As minhas asas
Eu tinha umas asas brancas,
Asas que um anjo me deu,
Que, em me eu cansando da terra,
Batia-as, voava ao céu.
- Eram brancas, brancas, brancas,
Como as do anjo que mas deu:
Eu inocente com elas,
Por isso voava ao céu.
Veio a cobiça da terra,
Vinha para me tentar;
Por seus montes de tesouros
Minhas asas não quis dar.
Veio a ambição, coas grandezas,
Vinham para mas cortar,
Davam-me poder e glória;
Por nenhum preço as quis dar.
Porque as minhas asas brancas,
Asas que um anjo me deu,
Em me eu cansando da terra
Batia-as, voava ao céu.
Mas uma noite sem lua
Que eu contemplava as estrelas,
E já suspenso da terra,
Ia voar para elas,
- Deixei descair os olhos
Do céu alto e das estrelas...
Vi, entre a névoa da terra,
Outra luz mais bela que elas.
E as minhas asas brancas,
Asas que um anjo me deu,
Para a terra me pesavam,
Já não se erguiam ao céu.
Cegou-me essa luz funesta
De enfeitiçados amores...
Fatal amor, negra hora
Foi aquela hora de dores!
- Tudo perdi nessa hora
Que provei dos meus amores
O doce fel do deleite,
O acre prazer das dores.
E as minhas asas brancas,
Asas que um anjo me deu,
Pena a pena, me caíram...
Nunca mais voei ao céu.
Para pensar
Nenhuma pessoa merece as tuas lágrimas, e quem as merece, não te fará chorar.
Gabriel Garcia Márquez
Subscrever:
Mensagens (Atom)