Maria Isabel de Bragança nasceu no palácio de Queluz em 1797. Culta e com grande afeição pela arte casou-se em 1816 com o Rei Fernando VI de Espanha.
Para conseguir o seu intento junto do rei, a Rainha chamou a sua atenção para o facto de a França já possuir um Museu dedicado á arte "O Louvre", o que na altura representou um argumento de peso, além de que serviria para mostrar obras de grande prestigio e dar a conhecer a escola de arte Espanhola.
A rainha Isabel de Bragança morreu aos 22 anos, durante o parto que foi dificil e prolongado. A rainha teve um ataque de epilepsia, facto que os médicos desconheciam e solicitaram ao rei uma cesariana. Apesar dos apelos da irmã da rainha, Maria Francisca alertando para o facto da irmã estar viva, a operação continuou e a rainha morre aos 22 anos de grande hemorragia assim como a criança.
O seu corpo encontra-se sepultado no Mosteiro do Escorial em Espanha.
Quando a rainha morreu já se encontravam no Museu 850 quadros. Hoje o seu acervo é de 8600 pinturas, mais de 5 mil desenhos, 2 mil gravuras, 700 esculturas, mil moedas e medalhas e cerca de 2 mil peças de artes decorativas.
devias ter tirado o curso de historiadora :)
ResponderEliminar