domingo, 22 de julho de 2012

História

O Museu do Prado (em homenagem á zona onde está localizado) deve o seu nascimento á rainha Portuguesa, Maria Isabel de Bragança que reuniu cerca de 850 obras de arte que seriam expostas no Museu Real. Este espaço foi inaugurado um ano depois da sua morte (1819) .

 Maria Isabel de Bragança nasceu no palácio de Queluz em 1797. Culta e com grande afeição pela arte casou-se em 1816 com o Rei Fernando VI de Espanha.
Para conseguir o seu intento junto do rei, a Rainha chamou  a sua atenção para o facto de a França já possuir um Museu dedicado á arte "O Louvre", o que na altura representou um argumento de peso, além de que serviria para mostrar obras de grande prestigio e dar a conhecer a escola de arte Espanhola.
A rainha Isabel de Bragança morreu aos 22 anos, durante o parto que foi dificil e prolongado. A rainha teve um ataque de epilepsia, facto que os médicos desconheciam e solicitaram ao rei uma cesariana. Apesar dos apelos da irmã da rainha, Maria Francisca alertando para o facto da irmã estar viva, a operação continuou e a rainha morre aos 22 anos de grande hemorragia assim como a criança.
O seu corpo encontra-se sepultado no Mosteiro do Escorial em Espanha.
Quando a rainha morreu já se encontravam no Museu 850 quadros. Hoje o seu acervo é de 8600 pinturas, mais de 5 mil desenhos, 2 mil gravuras, 700 esculturas, mil moedas e medalhas e cerca de 2 mil peças de artes decorativas.

 




1 comentário: