segunda-feira, 30 de julho de 2012

Curiosidades- O criador de Sherlock Holmes

Arthur Conan Doyle nasceu na Escócia a 22 de maio de 1859. Foi médico, escritor, gostava de jogar futebol, críquete e golfe.
Nascido no seio de uma família cristã, influenciado pelo escritor Thomas B. Macauley e depois de ouvir o discurso de um padre que afirmava que todos os não cristãos iriam para o inferno, tornou-se agnóstico quando terminou o liceu.
Casou duas vezes, do primeiro casamento nasceram dois filhos e do segundo três.
Escreveu várias obras: literatura criminal, ficção cientifica, novelas históricas, romances, poesias, livros sobre a guerra e sobre o espiritismo.
Os autores que mais o influenciaram foram Walter Scott, Thomas Macauley e Edgar Allan Poe  e a sua primeira obra foi publicada antes de completar vinte anos.
Muito ativo no campo politico e grande defensor do Espiritismo foi presidente da Aliança Espirita de Londres e do Colégio Britânico da Ciência Espirita e sobre este assunto escreveu vários livros.
Em 1887 Publicou o livro "Um estudo em vermelho" estavam então criada  a sua personagem mais famosa "Sherlock Holmes", para isso inspirou-se no seu professor da faculdade Josepf Bell.
Para o escritor, escrever as aventuras de Holmes era um divertimento menor e não compreendia o interesse do público por esta personagem uma vez que considerava as suas outras obras mais ricas e profundas. Tal era o seu desinteresse pelo personagem que decidiu matá-lo em "O problema final", o certo é que os seus leitores escreveram milhares de cartas exigindo o seu regresso. Durante oito anos o escritor ainda resistiu mas acabou por ceder e publicou "O cão dos Baskerville" ressuscitando o seu personagem indesejado.
Arthur Conan Doyle morreu a7 de julho de ataque cardíaco e as suas últimas palavras foram para a sua esposa "Você é maravilhosa".
 



1 comentário:

  1. nunca tinha visto a famosa imagem das fadinhas, e adorei saber quais foram as suas ultimas palavras... :) :)

    devias ser historiadora :P

    ResponderEliminar