Surgiram provavelmente no Médio Oriente á milhares de anos, acompanham-nos á 13 mil anos, os arqueólogos encontram restos das suas ossadas em túmulos de Faraós e Reis, serviram de refeição em algumas culturas e chegaram servir de oferta aos deuses.
Hoje entram na nossa casa e fazem parte da nossa família. Possuem um vasto repertório vocal que segundo os cientistas serve para comunicar connosco. São sensíveis ás nossas emoções, compreendem a nossa linguagem corporal e olham-nos nos olhos atentos ás nossas expressões.
Por vezes exageramos na atenção que lhes dedicamos, chegando ao extremo de os tratarmos como autenticas crianças.
Ao longo da nossa caminhada na companhia deste amigo de quatro patas a nossa relação tem vindo a alterar-se, John Bradshaw autor do livro "Dog Sense" explica:
Há um século, a maioria dos cães trabalhava para ganhar o seu sustento. Cada raça tinha sido concebida para uma tarefa especifica. Eram antes de mais instrumentos para a caça. a vigilância, etc. Hoje, há cada vez mais cães cuja única função é ser animais de estimação.Um exemplo é o pastor ovelheiro, que foi criado para guiar um rebanho. Agora, procura conduzir as crianças e persegue as bicicletas, o que o transforma num pesadelo para o dono"
Estes animais participam dos nossos sucessos, alegrias e tristezas e prestam-nos enorme ajuda em várias áreas, chegando mesmo a ficar famosos para a história. É o caso de Laika, uma cadela preta e branca com dois anos de idade e seis quilos de peso, que foi lançada para o espaço no Sputnik a 3 de novembro de 1957. Dos 14 cães em orbita nos anos 60 quatro morreram entre eles a Laika, mas esta foi a cadela que ficou para a História e no dia 11 de abril de 2008 em Moscovo foi inaugurado um momumento em sua homenagem.
Se quer adotar um amigo patudo pode contactar:
a laika parece super fofinha!!!
ResponderEliminarPodia ter sido a negrita ihih